.png)
MUSICOTERAPIA


O QUE É MUSICOTERAPIA?
“A Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, de modo individual ou em grupo.
Sua aplicação pode ocorrer nos contextos clínico, institucional, educacional e social. E o planejamento terapêutico é realizado de forma individualizada com foco na necessidade de cada pessoa.
Tem por objetivo facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.” (World Federation of Music Therapy, 1996)
O musicoterapeuta é o profissional graduado em Musicoterapia, ou com pós-graduação em nível de especialização em Musicoterapia, com formação reconhecida pelo MEC, registro em seu órgão de representação de categoria - Associação estadual/regional de Musicoterapia, vinculada à União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM), habilitado a exercer a profissão no Brasil.
A QUEM SE DESTINA?
O tratamento musicoterapêutico pode ser aplicado desde gestantes e bebês até idosos, seja na prevenção, manutenção ou reabilitação da saúde. Além disso, apresenta uma boa resposta no processo de envelhecimento e no acompanhamento terapêutico de alguns diagnósticos como, autismo, síndrome de down e TDHA.
Para conhecer mais sobre algumas das muitas possibilidades de atuação da musicoterapia:


